sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Zona Intervenção Florestal de Alfátima

Dois anos após os incêndios de 2005 na Serra da Estrela, é criada por Portaria nº1381/2007 de 23 de Outubro a Zona de Intervenção Florestal de Alfátima (ZIF nº7) com a área de 2582 ha, englobando prédios rústicos das freguesias de Moimenta da Serra, Aldeias, Paços da Serra, Santa Marinha, Seia e Sabugueiro, pertencentes aos Municípios de Gouveia e Seia.

A ZIF Alfátima está integrada na área do Parque Natural Serra da Estrela e, por isso, de grande sensibilidade ambiental. Estão previstos para esta ZIF, para alem do Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios e do Plano de Gestão Florestal, a elaboração de um Plano Hidrológico e de um Plano de Salvaguarda de Património Arqueológico.

A gestão da ZIF Alfátima vai ser assegurada pela URZE - Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela, conforme deliberação da Assembleia Geral de Aderentes de Novembro de 2006.

A ZIF Alfátima é a primeira Zona de Intervenção Florestal da Beira Interior, constituindo a primeira tentativa de ordenamento e gestão florestal na Serra da Estrela.

In AgroNoticias

Sem comentários: