sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Túneis na serra da Estrela dividem autarcas da região

Acessos à serra entopem no Inverno, autarcas querem novas vias

Os autarcas do maciço central da serra da Estrela querem aproveitar o novo plano estratégico de acessibilidades desenhado pelo Governo para "resolver, de uma vez por todas, as acessibilidades à região sob pena de virmos a ter graves problemas na fixação das populações".

A afirmação é de Eduardo Brito, autarca de Seia, que aponta "um horizonte de cinco anos para que seja resolvida a questão das acessibilidades à serra que é absolutamente vital para a afirmação desta região".

O processo de escolha dos traçados rodoviários para o maciço central da serra da Estrela vai resultar de uma avaliação estratégica com a participação dos autarcas da região cujos pareceres irão integrar o relatório final das Estradas de Portugal e que no fim do ano deverá entrar na fase de discussão pública. O Governo apresentou três soluções, uma contempla dois túneis a atravessar a serra da Estrela.

A questão dos túneis tem dividido os autarcas, mas é a solução defendida pelo Governo por causar menos danos ao ambiente. José Biscaia, edil de Manteigas, defende "os túneis para ligar os distritos de Castelo Branco, Viseu e Guarda e desencravar o desenvolvimento da região". Do outro lado da serra, o presidente da Câmara de Seia tem opinião diferente. Eduardo Brito classifica os túneis como "um sonho" e "hipótese que só serve para nos distrair e para continuar a adiar o problema".

As propostas do Governo incluem a construção dos itinerários complementares IC6, IC7 e IC37, vias que permitem ligar Coimbra à Covilhã, o atravessamento da serra por Oliveira do Hospital até Celorico da Beira e a ligação Viseu a Seia. A ligação entre a Covilhã e Seia passaria, assim, a ser feita através de túnel. José Saraiva, presidente da Associação dos Amigos da Serra da Estrela, aponta esta solução como a "única capaz de eliminar a ligação pela Torre e os inevitáveis engarrafamentos e beneficiar as populações da serra".

Apesar da discórdia quanto à forma, os autarcas estão unidos em torno das acessibilidades à serra que todos os anos originam grandes engarrafamentos no Inverno, especialmente aos fins-de-semana e feriados.

In Diário de Noticias

Sem comentários: