quarta-feira, 29 de julho de 2009

Programa Festas Sr. Calvário


Luís Represas, Fernando Mendes e Buraka Som Sistema vão estar em Gouveia

A edição deste ano das Festas do Senhor do Calvário - que irá decorrer entre 5 e 10 de Agosto - arranca com o habitual espectáculo de abertura, que terá lugar na noite de 5 de Agosto (quarta-feira).
Depois, na noite de 6 de Agosto, haverá um concurso musical de detecção de novos talentos, na linha do que já aconteceu anteriormente, então com uma iniciativa apenas dirigida a jovens bandas.
O “maior fenómeno musical português dos últimos anos”, os Buraka Som Sistema, actuarão na noite de 7 de Agosto, no palco que, previsivelmente e à semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, deverá ser montado no largo fronteiro ao edifício da Câmara Municipal.
A noite de sábado é, por tradição, dedicada à realização de mais um Festival Internacional de Folclore, organizado pelo Rancho Folclórico de Gouveia.
No domingo, 9 de Agosto, dar-se-á o regresso de Luís Represas a Gouveia.
Embora a apresentação do antigo vocalista dos Trovante possa ser diferente dos seus habituais espectáculos, é previsível que o cantor aproveite para apresentar aqui alguns temas do seu mais recente trabalho, ‘Olhos nos Olhos’, do qual fazem parte temas já bem conhecidos do grande público, como é o caso de ‘Sagres’ ou ‘Entre Mim e Eu’.
Na segunda-feira - dia em que se assinala o Feriado Municipal de Gouveia - já habitual espectáculo de encerramento irá ser antecedido por um momento que se adivinha de grande humor, protagonizado por Fernando Mendes. Fortemente projectado pelo concurso televisivo ‘Preço Certo’, o robusto humorista tem corrido o país com o seu espectáculo ‘Peso Certo’, embora não haja a certeza de que será esse o espectáculo que trará a Gouveia.
Seja como for, dado o carinho que o público português tem manifestado por Fernando Mendes, o espectáculo deverá contar com numerosa assistência.
Embora os espectáculos nocturnos constituam os momentos mais mobilizadores das Festas do Senhor do Calvário, o programa contempla também outros acontecimentos de enorme relevância, como, por exemplo, as procissões, expressão maior da religiosidade que sempre envolve os seculares festejos.
Depois, há todo um conjunto de eventos que já conquistaram o seu espaço dentro do programa das Festas, como é a Feira de Artesanato e Produtos Regionais no Jardim Lopes da Costa, a Feira do Associativismo, a Feira do Livro, a Discoteca ‘A Feira’, ou, num plano diferente a já indispensável área das tasquinhas.
A tudo isto acresce o facto de o período de realização das Festas do Senhor do Calvário coincidir com o decurso de mais uma edição da Volta a Portugal em Bicicleta que, recorde-se, andará na estrada entre os dias 5 e 16 de Agosto. Sendo certo que a cidade de Gouveia será palco da partida de uma das etapas da prova, fica em aberto a possibilidade de esse momento coincidir com o período de realização das Festas.

Fonte Noticias de Gouveia









Fonte C. M. Gouveia

Sem comentários: