sexta-feira, 3 de julho de 2009

Gouveia Cup 2009



“Fundação Vencedora”

Um fim-de-semana de grande qualidade no panorama do futebol feminino, no concelho de Gouveia, com a realização do Gouveia Cup edição de 2009. Assim sendo, este torneio foi disputado por oito equipas e deste modo o grupo A, a jogar na Academia Juvenil da Fundação e o grupo B no municipal do Farvão.

Nas fases de grupos, as equipas da Fundação e do Leixões cedo deram a sensação de superioridade perante as restantes equipas, pois os resultados assim o provaram, ambas com vitórias por números muito elevados.

Para o segundo dia de actividade estava reservada a fase final do torneio, com a parte da manhã preenchida pela atribuição dos 7º/8º lugares, com a turma espanhola de VillaFranco a superiorizar-se ao SC Sabugal por seis bolas a uma.

Na atribuição dos 5º/6º lugares, a luta foi entre a Régua e o Campeão nacional o 1º Dezembro que aproveitou este torneio para rodar jogadoras menos utilizadas ao longo da temporada e arrecadou a vitória por sete bolas a uma.

Maior equilíbrio

Para atribuição dos 3ºe 4º lugares, a luta era grande pois estava em disputa um lugar no pódio. Acabaria por ser a equipa do Felgueiras a alcançar o terceiro lugar, ficando o Ferreirense em quarto.

O grande momento estava reservado para a final deste Torneio, com a equipa da casa, a Fundação, a defrontar a turma do Leixões, assim duas equipas com jogadoras das selecções nacionais e claro uma presença atenta na plateia que não passava despercebida aos olhos do muito público presente, a seleccionadora nacional Mónica Jorge.

Duas equipas que vinham da primeira fase deste torneio com uma grande performance a nível de resultados e de muitos golos marcados.

Também neste encontro o equilíbrio foi a nota dominante e a decisão do vencedor ia sendo adiada, com o empate a permanecer no marcador. Só nos minutos finais é que tudo se decidiu. A Fundação não queria de maneira nenhuma decidir a vitória nas grandes penalidades, no último minuto, excelente jogada de Diana Sousa que desta forma coloca a bola para Sílvia Rebelo que se isola perante a keeper e marca o golo da vitória para a explosão de alegria nas bancadas.

Assim com esta vitória tangencial e muito suada no derradeiro minuto, a Fundação arrecadou o triunfo que há muito fugia neste torneio.

Em suma, uma verdadeira festa do futebol feminino, com o Fair Play a estar sempre muito presente.

A melhor jogadora seria Carol (Leixões), a melhor guarda-redes foi Ana Silva (Ferreirense), e a melhor marcadora a ser Sílvia Rebelo da Fundação e a equipa fair-play foi o Sabugal.

Na hora da distribuição dos prémios, o Presidente do clube anfitrião agradeceu a todos quantos contribuíram para a realização do evento e mostrou-se satisfeito com a grandeza deste torneio ano após ano.

Já o presidente do município de Gouveia, Álvaro Amaro, foi dizendo que se trata de um torneio que é uma marca muito importante para o concelho de Gouveia e salientou o grande esforço da Fundação para a organização.

Também seleccionadora Nacional se mostrou muito satisfeita com a muita qualidade do Torneio e o grande empenho de todas as atletas, e como este evento contribui sem dúvida para desenvolvimento do futebol feminino.

In http://1dezembro.wordpress.com/

Sem comentários: