sexta-feira, 30 de maio de 2008

Governo não quer túneis na Serra da Estrela

O Governo já escolheu o traçado dos itinerários complementares (IC) que vão servir a zona da corda da Serra da Estrela e que exclui a opção dos túneis.

Cenário C é o escolhido
Os itinerários complementares IC6 (Coimbra-Covilhã), IC7 (Coimbra-Seia-Gouveia-Fornos de Algodres) e IC37 (Seia-Viseu) estiveram em consulta pública até 12 de Fevereiro, no âmbito do Estudo de Avaliação Estratégica, encomendado pela EP. A proposta que agora o Governo se prepara para apresentar, o “Cenário C”, prevê que o IC6 ligue a Catraia dos Poços a Seia (Torroselo), seguindo depois para Gouveia e Fornos de Algodres, com ligação à A25. Quanto ao IC7, este terá início na Covilhã (A23), passando depois por Unhais da Serra, Alvoco da Serra, Vide, São Gião, Sandomil e Torroselo – para onde também estão previstos túneis, mas mais pequenos –, até desembocar em Viseu (A25).
O estudo encomendado pela EP já apontava para a construção de duas estradas a sul da Serra da Estrela como uma solução equilibrada para ligar a região, mas também apontava que a solução com túneis (entre Covilhã, Manteigas e Seia/Gouveia) garantiria melhores acessibilidades e maior desenvolvimento regional. Todavia, o elevado investimento previsto para estes 12 quilómetros de túneis – cerca de 704 milhões de euros –, face aos benefícios para os utentes, fazia do cenário o único com uma «taxa de rentabilidade negativa até 2030».Em defesa dos túneis surgiram as câmaras da Covilhã, Belmonte, Gouveia e Manteigas, que colocavam a tónica na necessidade de facilitar as acessibilidades à região, independentemente dos custos. Opinião contrária tiveram a Câmara e a Assembleia Municipal de Seia e a Associação de Freguesias da Serra da Estrela, com sede em Loriga, que sempre defenderam o “Cenário C” como a solução mais equilibrada e viável para as acessibilidades da região. Ao lado de Seia estavam outros concelhos em redor, com idêntica posição, como Oliveira do Hospital, Fornos de Algodres, Nelas e Carregal do Sal.

Noticia daqui Porta da Estrela

Sem comentários: