sábado, 3 de maio de 2008

Acessos à Serra da Estrela agora com mapas digitais e informações actualizadas em tempo real

Os acessos à Serra da Estrela acabam de ganhar mapas digitais com informações actualizadas em tempo real.


A tecnologia é da MicroProcessador.

A partir de agora, quando decidir subir ao maciço central da Serra da Estrela terá à sua disposição um novo conjunto de painéis de informação digital altamente tecnológicos, concebidos, fabricados e montados em Portugal por uma empresa portuguesa.

Pode não parecer, mas sempre que olha para um destes painéis para conferir a velocidade máxima recomendada, o estado das vias ou a ocorrência de acidentes, existe todo um complexo sistema electrónico montado por trás que lhe permite captar informação crítica apenas com um piscar de olhos. E se já estamos todos habituados a cruzar estes painéis nos vários quilómetros de auto-estradas e túneis que atravessamos diariamente, a sua chegada à Serra da Estrela é um acontecimento assinalável, não só porque permitirá comunicar aos automobilistas que circulam no ponto mais elevado do País dados mais actualizados, como inaugura um novo tipo de painel em forma de mapa dinâmico interactivo, até agora inexistente em território nacional. Integrado com seis RIM (Road Information Maps) concebidos especificamente para representarem graficamente os vários acessos disponíveis à zona da Torre da Serra da Estrela, o novo sistema de sinalização inclui também dois painéis de mensagem variável que podem ser complementados com informações texto e com pictogramas RGB (tricromáticos) ligados a três estações meteorológicas. Estas, por sua vez, estão integradas com vários sensores programados para recolher em tempo real a informação sobre o estado do tempo e a sua possível influência na circulação sobre as vias rodoviárias da Serra. À excepção das estações meteorológicas – concebidas tecnicamente para medir de forma mais exacta possível as condições de visibilidade, níveis de precipitação, força do vento, pressão atmosférica e temperatura – todo o restante sistema foi desenhado, fabricado e integrado, peça a peça, pela MicroProcessador.

Apesar de estarem oficialmente ainda em fase de testes, os mapas da Serra da Estrela estão já operacionais e em pleno funcionamento. E, apesar do pouco tempo de vida, são já considerados como um avanço significativo face ao anterior modelo de informação, tantas vezes apontado como ultrapassado, pouco fiável e perigoso essencialmente porque não emitia informação em tempo real.


Sem comentários: