domingo, 27 de janeiro de 2008

Entre os dias 1 e 5 de Fevereiro, festejos de Carnaval e Festa do Queijo de Gouveia

A Feira do Queijo de Gouveia representa uma marco único na cultura e tradição do concelho, sempre ligado à pastorícia e ao fabrico tradicional de Queijo da Serra, produto de qualidade apreciado em todo o mundo.
Desde 2002 que a Feira do Queijo ganhou uma novo envolvimento. O turismo é uma aposta de futuro para Gouveia. Seguindo esta estratégia, a tradicional feira foi o ponto de partida para um evento maior, denominado “Festa do Queijo”, produto artesanal tornado rei do Carnaval, com todas as tradições ancestrais que a ele estão ligadas. À cultura e memória colectiva, à envolvência da arte do fabrico e comercialização do Queijo da Serra aliou-se a folia, o lazer e a gastronomia regional. A “Festa do Queijo” é um evento que alia duas vertentes: a feira, por um lado, que decorre no Domingo Gordo, destinada à venda, comercialização e divulgação do Queijo da Serra e dos seus produtores; os festejos de Carnaval, enquanto cartaz de animação turística e de lazer, na altura de maior fluxo turístico da Serra da Estrela. A feira inclui animação com um festival de folclore, um ateliê de queijaria, uma mostra de Cães da Serra da Estrela. in asbeiras

À semelhança dos últimos anos, o fim-de-semana de Carnaval, entre os dias 1 e 5 de Fevereiro, vai ser de grande animação em Gouveia, já que nesse período irão ter lugar vários acontecimentos na cidade, com natural destaque para a Festa do Queijo, que se realizará no dia 3 (Domingo Gordo).
Antes, na sexta-feira, 1 de Fevereiro, pelas 10.00 horas, o IG - Escola Profissional de Gouveia, promoverá a iniciativa ‘Gouveia na História…’. Este evento terá início no Jardim da Ribeira e prosseguirá com um desfile que atravessará o centro da cidade e terminará na Avenida 25 de Abril, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.
No sábado, 2 de Fevereiro, pelas 21.30 horas, no Teatro-Cine de Gouveia é apresentada a comédia teatral ‘Não venhas atrás de mim’, com Rosa do Canto e João Loy. Com Encenação de Fernando Gomes, este espectáculo, baseado na obra ‘Vida Privada’, de Mara Carvalho, foi apresentado no Brasil com grande sucesso, tendo como intérpretes a autora e o actor António Fagundes. Na peça, os personagens Pedro e Vera avaliam um relacionamento de seis anos. O diálogo é motivado por uma confissão de adultério do marido. A inspiração tem como fonte imagens guardadas na memória: discussões em família, brigas de casais e desentendimentos com o marido. O espectáculo diverte com as situações caricatas, trágicas e idiotas que, pelo ridículo que encerram, a autora, o encenador e os actores transformam em humor.
Domingo de Carnaval, 3 de Fevereiro, será então dia dedicado à Festa do Queijo, acontecimento que, como habitualmente, decorrerá no Mercado Municipal de Gouveia. Para as 09.30 horas está marcada a Saudação à Cidade pela Sociedade Musical Gouveense Pedro Amaral Botto Machado. A partir das 10.00 horas, decorrerão as provas de queijo, funcionará o habitual atelier de queijaria e haverá também uma Mostra de Cães da Serra. Para as 11.00 horas está anunciada uma ‘Apresentação Surpresa’ e, meia hora depois, terá início o também habitual Festival de Folclore. À tarde, pelas 15.00 horas, tem início, o Cortejo Carnavalesco sob o tema ‘Carnaval do Queijo’, que terminará por volta das 17.00 horas, em frente ao edifício da Câmara Municipal onde haverá ‘Animação Surpresa’. Para os dois dias seguintes, estão agendados outros tantos eventos.
Na noite de 4 de Fevereiro, no Pavilhão Municipal de Gouveia, terá lugar um Baile de Carnaval com Concurso de Máscaras.
No dia seguinte, 5 de Fevereiro, pelas 18.00 horas, espectáculo cénico a ter lugar em frente dos Paços do Concelho, precederá o cortejo para a Rua Casimiro de Andrade onde a Queima do Entrudo e um espectáculo de piro-musical encerrarão as festividades.

Sem comentários: