domingo, 11 de novembro de 2007

Gouveia recebe Congresso Nacional de Folclore

Gouveia recebe Congresso Nacional de Folclore nos dias 1 e 2 de Dezembro
Já é conhecido o programa do Congresso Nacional de Folclore que, nos dias 1 e 2 de Dezembro do corrente, vai decorrer no Teatro-Cine de Gouveia e que deverá trazer centenas de pessoas até esta cidade.


Evento integra Exposição de Trajes e Feira de Saberes e Sabores do Antigamente.

Promovido pela Federação do Folclore Português, Conselho Técnico Regional da Beira Alta, Interior Serra da Estrela e pelo Rancho Folclórico de Gouveia, o evento conta com vários painéis temáticos e inclui a realização de uma Exposição de Trajes e uma Feira de Saberes e Sabores do Antigamente.

Presidente da República, Cavaco Silva, lidera a Comissão de Honra deste Congresso da qual também fazem parte as seguintes personalidades: Jaime Gama (Presidente da Assembleia da República), José Sócrates (Primeiro- Ministro), Isabel Pires de Lima (Ministra da Cultura), Maria do Carmo Borges (Governadora Civil da Guarda), António da Silva Braga (Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas), Álvaro Amaro (Presidente da Câmara Municipal de Gouveia), Rogério Figueiredo (Presidente da Assembleia Municipal de Gouveia), Luís Filipe Menezes (Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia), Miguel Nascimento (Director Regional do Centro do Instituto Português da Juventude), José Augusto Alarcão Troni (Presidente do INATEL e Presidente da Secção Nacional Portuguesa do CIOFF), D. Manuel da Rocha Felício (Bispo da Diocese da Guarda), Comendador Augusto Gomes dos Santos (Presidente Honorário da Federação do Folclore Português) e Comendador César Soares (Presidente da Federação do Folclore Português no Brasil). Como já foi referido, entre os dias 29 de Novembro e 2 de Dezembro, estará patente ao público, no Teatro-Cine de Gouveia, Exposição de Trajes representativos de cada uma das regiões etnográficas de Portugal Continental e Ilhas. No dia 30 de Novembro, associada à realização do Congresso, o Rancho Folclórico de Gouveia vai proceder à apresentação pública do seu CD ‘Reviver Memórias’. Depois, nos dias 1 e 2 de Dezembro, na Praceta José de Almeida Mota, vai decorrer uma Feira de Saberes e Sabores do Antigamente, com a venda de produtos hortícolas, artesanato e gastronomia. Na noite de 1 de Dezembro, haverá uma Mostra Gastronómica Regional (jantar) no Pavilhão Municipal de Gouveia, complementada com uma animação, também intitulada ‘Reviver Memórias’. A propósito de animação, refira-se que a mesma, ao longo de todo o Congresso, será assegurada pelos catorze grupos que integram o Conselho Técnico Regional da Beira Alta, Interior Serra da Estrela, entre os quais se encontram os Ranchos de Folgosinho, Nespereira, Gouveia, Vila Nova de Tazem e Vinhó, deste concelho.

Sem comentários: