quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Federação de Esqui apresenta projecto de formação

A Federação Portuguesa de Esqui apresentou hoje na sede do COP o programa de formação «Brincar na Neve é Bom», que visa detectar e desenvolver jovens talentos entre os sete e os dez anos para a prática do esqui alpino.José António Pinho, presidente federativo, anunciou a intenção de captar uma centena de crianças, metade das quais na região da Serra da Estrela (Covilhã, Guarda, Seia, Gouveia e Manteigas) e metade no resto do país.Embora o método consista na participação lúdica, o objectivo final da F.P.E. é descobrir novos valores para a alta competição, tendo como meta derradeira a eventual participação nos Jogos Olímpicos de Inverno.
O programa arrancou na Covilhã com 27 jovens e prossegue no próximo fim-de-semana em Madrid, na única pista coberta de neve da Península Ibérica.
Até Dezembro o programa decorre em Espanha, mas nos meses de Janeiro a Março, período normal de neve em Portugal, o centro de operações será a Serra da Estrela. Ao todo, serão seis fins-de-semana com actividades de preparação física e adaptação à montanha e mais três, em pleno Inverno, com actividades de neve.
José António Pinho manifestou a convicção de que este longo processo, que conta com o apoio do Instituto de Desporto de Portugal, culminará em participações olímpicas regulares.
Na cerimónia, o secretário-geral do C.O.P., Victor Mota, garantiu a colaboração do Comité e adiantou a possibilidade de os projectos de preparação de atletas olímpicos poderem vir a contar com o apoio formal da Solidariedade Olímpica, à semelhança do que aconteceu com Danny Silva antes da sua participação nos Jogos de Inverno de Turim, de 2006.

In Comité Olimpico

Sem comentários: