terça-feira, 28 de novembro de 2006

Filarmónica Moimentense

Conhecida por Filarmónica Moimentense, o seu nome é
Sociedade Recreativa e Musical de Moimenta da Serra.

Fundada a 8 de Dezembro de 1879 por António Augusto Lopes da Costa, empresário local da indústria têxtil, a Sociedade Recreativa Musical de Moimenta da Serra surgiu com o principal objectivo de ocupar os tempos livres dos operários da sua unidade fabril. Desde logo a preocupação deste benemérito foi a de criar a sede da associação, com salão de ensaio e de teatro e sala de instrumentos e fardamento. Além disso, António Lopes da Costa procedeu também à contratação de um regente e concedeu à colectividade um subsídio de funcionamento.
Desde então, nem tudo foram 'rosas'. O percurso da Filarmónica foi algumas vezes interrompido por dificuldades humanas e materiais. Mas conseguiu sempre levantar-se. Prova disso são as inúmeras actuações já levadas a cabo pela banda musical de Moimenta da Serra. Entre as mais importantes destacam-se as actuações em França (La Boiére), em Espanha (Festival Internacional de Folclore), além de Lisboa, Porto, Coimbra, Covilhã e distrito da Guarda.
Actualmente, a Filarmónica realiza uma média de trinta espectáculos por ano, essencialmente nos meses de Junho, Julho, Agosto e Setembro. É composta por quarenta músicos, na sua grande maioria jovens com idade inferior a 25 anos.As principais receitas da colectividade resultam das actuações em festas.Isto, porque a aquisição e manutenção de instrumentos tem custos elevados. Daí a Sociedade ter que depender sempre de subsídios para garantir alguma evolução. Destacam-se aqui os apoios da Delegação Regional da Cultura do Centro, do INATEL, do Instituto Português da Juventude e da Câmara Municipal de Gouveia, assim como alguma ajuda por parte do Governo Civil da Guarda e da Junta de Freguesia de Moimenta da Serra.

Sem comentários: