sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Carnaval em Gouveia

A Cidade de Gouveia, através do seu Município, vai estar em festa nos dias 12 e 13 de Fevereiro, pela altura do Carnaval, com a realização da Feira do Campo e da Caça e a Festa do Queijo, produto endógeno do melhor que se produz na zona demarcada do Queijo da Serra, que também engloba parte do Concelho de Tondela, mas aqui, este sector não foi desenvolvido como merecia.

Haverá mostra de actividades direccionadas para a exposição e promoção das fainas ligadas ao campo e actividades rurais, produtos de origem controlada e artesanato local, sem esquecer as actividades de lazer, proporcionando uma mostra e espaço de promoção comercial a todos os empresários e comerciantes interessados numa época de forte fluxo turístico e visitantes a Gouveia e à Serra da Estrela em geral, atraídos pelo encanto dos nevões.

Em conjunto com a Feira do Campo e da Caça, decorrem as VIII Montarias da Serra e um conjunto de actividades complementares.

Em Gouveia, o rei do Carnaval é o queijo e todas as tradições seculares que a ele estão ligadas.

À cultura e memória colectiva, à faina envolvente à produção e comercialização do queijo, alia-se a folia e o lazer, sem esquecer a gastronomia regional, criando um cartaz turístico de referência na Cidade de Gouveia e na região serrana da Estrela, na Beira Alta.

In "Jornal O Beirão"

Sem comentários: