sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Bolo Estrela promove Gouveia

Bolo Estrela promove Gouveia

Um bolo com o formato de estrela, que é confeccionado por uma pastelaria de Gouveia desde finais de 2007, está a ser utilizado na promoção da cidade e daquele concelho da Serra da Estrela.
Luís Tadeu, vice-presidente da Câmara Municipal de Gouveia, contou ao Jornal A Guarda que o bolo surgiu associado à nova marca da cidade “Gouveia a nossa estrela”. “Quando idealizamos o nosso logótipo, que é a estrela, lançámos o desafio para que este símbolo pudesse ser utilizado em diversas áreas” e, foi então que “uma pastelaria de Gouveia tomou a iniciativa de idealizar um bolo que tem o nosso logótipo em forma de estrela”.
O bolo estrela, começou então a ser confeccionado pela Pastelaria Mondeguinho, que coloca à disposição do cliente bolos com recheio de ovo e de doce de abóbora. “É um bolo que está à venda em diversos locais que a pastelaria tem e também no nosso Posto de Turismo” referiu o autarca.
“Todos aqueles que nos visitam têm comprado, apreciado e tem sido um sucesso”, garantiu Luís Tadeu, referindo que a caixa onde os bolos são vendidos “tem o logótipo de Gouveia”. “Para além disso, temos também levado este bolo sempre que estamos em feiras”, como aconteceu este mês com a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. “Vamos amplificando a sua divulgação e aquilo que podemos dizer é que a receptividade das pessoas é fantástica”, disse o vice-presidente da autarquia.
Já o mentor da ideia, Rui da Eufrásia, funcionário da Empresa Municipal de Gouveia explicou que a ideia lançada aos empresários do concelho foi bem acolhida pela Pastelaria Mondeguinho que fabricou um bolo, com base nas indicações da autarquia, “que tem o formato de uma estrela e leva açúcar branco que está associado à neve” da Serra da Estrela.
“A ideia resultou na perfeição. Era esta ideia que tínhamos para promover um produto e a imagem de Gouveia – a nossa estrela”, afirmou Rui da Eufrásia.

Empresário satisfeito com a procura do bolo

Jorge Neves, sócio-gerente da Pastelaria Mondeguinho, a única de Gouveia que fabrica o bolo estrela, lembrou que a empresa aceitou o desafio da Câmara Municipal que culminou com a produção do bolo. “Fizemos algumas tentativas e chegámos aquilo que o Rui da Eufrásia tinha em mente”, contou. O bolo tem um diâmetro de 10 centímetros, é um folhado, recheado com doce de ovo ou de abóbora, que é “diferente do normal”, disse. Referiu que “leva os ingredientes normais de um folhado, só que são trabalhados de uma maneira só nossa”.
O sócio-gerente da pastelaria disse que são fabricados diariamente cerca de 150 bolos estrela, vendidos a 0,70 cêntimos a unidade.
Tanto na pastelaria como no Posto de Turismo são vendidas caixas de 3 ou de 6 bolos, forradas com papel vegetal onde o bolo é aconchegado, com um design específico relacionado com o logótipo de Gouveia – a estrela.
De acordo com Jorge Neves “no dia-a-dia as pessoas já se habituaram a comprar o bolo e temos clientes próprios só do estrela”, salientando que alguns turistas também procuram aquela iguaria gastronómica no Posto de Turismo da cidade.

IN "Jornal a Guarda"

1 comentário:

Helena Teixeira disse...

Pronto já sei onde a pastelaria Amaral de Viseu foi tirar a ideia do bolo "A Rotundinha".Nao foi só nas rotundas de Viseu.Lembrou-se do bolo de Estrela de Gouveia.Ainda hei-de provar isso :p

Abraço
Lena

Aproveito e deixo um convite: participe na Blogagem de Março do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é: “Onde cresceu o meu Pai”. Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt (+ título e link do respectivo blog) até dia 8 de Março. Participe. Haverá boa convivência e possíveis prémios (veja mais no dia 28/02 no blog da Aldeia)!