quinta-feira, 14 de maio de 2009

Museu da Miniatura Automóvel


Actualização de colecções temporárias
Mercedes, carros de bombeiros e minis no Museu da Miniatura Automóvel

O Museu da Miniatura Automóvel procedeu a mais uma mudança nas suas colecções temporárias. Desde 25 de Abril, os Mercedes de Alberto Oliveira, as miniaturas de carros de bombeiros de José Neto, assim como uma colecção de minis vão dominar a área de exposições temporárias do Museu.
Alberto Oliveira, coleccionador há mais de 40 anos, constrói, ele próprio, integralmente modelos Mercedes, utilizando entre outros materiais madeira, pele, plástico, alfinetes. Cumprindo rigorosamente os projectos que lhe são remetidos pela fábrica, os modelos variam entre as escalas 1:24 e o 1:8. A colecção exposta é em sí uma homenagem à dedicação deste entusiasta da miniatura automóvel, engenheiro de formação e docente aposentado do Instituto Superior Técnico.
José Neto é coleccionador há mais de 50 anos e a sua dedicação vai para as miniaturas de carros de bombeiros. A sua colecção pessoal conta com 5000 peças sendo certamente um dos maiores entusiastas de miniaturas de carros de bombeiros do País. A parte da colecção exposta no Museu da Miniatura Automóvel realça a história dos bombeiros destacando-se as miniaturas dos Bombeiros de Macau, entre muitas outras.
O Museu vai ainda oferecer ao visitante uma colecção de Minis, em consequência do Encontro Ibérico que vai decorrer em Gouveia, nos dias 3, 4 e 5 de Julho no Parque da Sra. dos Verdes e da qual o Museu da Miniatura Automóvel é parceiro. Entre Minis de várias décadas, o Museu vai exibir os troféus do entusiasta Português, que mais quilómetros percorreu nos encontros Mundiais da MINI, na Polónia, Holanda e Dinamarca.
A mudança das colecções temporárias é acompanhada pela actualização de algumas das restantes colecções expostas, como é o caso da Evolução Histórica do Automóvel ou dos Ralis.

Fonte Jornal Porta da Estrela

1 comentário:

Susana Falhas disse...

Olá !.
Descobri o blogue por acaso. É de louvar a iniciativa em dar a conhecer a cultura e a realidade do Portugal Profundo. Eu também procuro fazer algo semelhante com o blogue das Aldeias Históricas de Portugal.

Mas como Portugal não se resume apenas à beleza existente nestas aldeias, estou a dinamizar uma blogagem colectiva sobre "A aldeia da minha vida" para os dias 9 e 10 de Junho, a propósito das comemorações do dia de Portugal.

Haverá um prémio para a melhor postagem.
Venho por este meio convidá-lo a participar para dar a conhecer a sua aldeia ou localidade que acha merecer divulgação e visibilidade.

Para participar basta seguir os passos presentes no blogue: aldeiadaminhavida

Conto com a sua participação!

Um abraço, Susana