domingo, 22 de fevereiro de 2009

Workshop de Recuperação de Animais Silvestres


As cidades de Gouveia e Seia vão receber, entre os dias 27 de Fevereiro e 1 de Março, a sexta edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres, promovido pela associação Aldeia e pelo Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS).

Nos dois primeiros dias, 27 e 28 de Fevereiro, as acções irão decorrer na cidade de Gouveia, onde os participantes vão abordar temas como “Tertúlia sobre Centros de Recuperação de Animais Silvestres”, “Introdução e Princípios Básicos” e “Desenho e Estruturação de Instalações”.
Será ainda realizada uma visita guiada às instalações do CERVAS, em Gouveia, onde será abordada a temática da “Manipulação de Animais Silvestres”. No final está prevista a elaboração de um Exame Físico.
No dia 1 de Março, o Workshop será mudado para Seia, com os temas “Treino de Técnicas de Manipulação e Exame Físico”, as “Ligaduras” e a “Fluidoterapia e Administração de Medicamentos e Alimentos”.


Cervas recebeu 310 animais em 2008
Durante o ano de 2008, o Cervas recebeu 310 animais. Dos 249 animais que ingressaram vivos, cerca de 150 foram libertados, correspondendo a uma taxa de libertação superior a 55 por cento.
As acções de educação ambiental associadas às libertações de animais recuperados permitiram apresentar o trabalho realizado no Cervas a mais de 2700 pessoas, em diversas regiões do País.
Neste momento, há cerca de 40 animais em recuperação no Cervas. Os animais internados podem ser apadrinhados por particulares e empresas que se queiram associar ao trabalho do Centro.
O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens é uma estrutura que pertence ao Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) – Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitats. As linhas de acção do Cervas são a recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, o apoio e/ou a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens, o apoio e fomento à aplicação do Programa Antídoto – Portugal www.antidoto-portugal.org, a promoção da sensibilização ambiental em matéria de conservação e gestão dos animais selvagens e o funcionamento como unidade intermédia de gestão e transferência de informação e amostras tratadas através de parcerias científicas.

IN Jornal Nova guarda

Sem comentários: