sexta-feira, 28 de março de 2008

Maxxis Cup International - Gouveia

Centro Hípico de Gouveia

Gouveia vai receber a 28, 29 e 30 de Março de 2008 mais uma edição da Maxxis Cup International. A prova de downhill é o maior evento da modalidade em Portugal e conta para o ranking UCI. A Maxxis Cup International vai decorrer no Centro Hípico de Gouveia, onde ficará localizado o paddock e os equipamentos de assistência das equipas, assim como a meta e zona de pódio.
Constituída por um troço com cerca de três quilômetros, com vários obstáculos, a pista de downhill de Gouveia tem ao longo dos anos merecido reconhecimento da parte dos atletas e da Union Cycliste Internationale(UCI). A prova de Gouveia tem ganho credenciais junto dos atletas nacionais e internacionais e ficou em 2007 entre as 25 melhores provas com a chancela UCI.
A Maxxis Cup International enquadra-se dentro da estratégia desenvolvida pelo Município de Gouveia de promoção e desenvolvimento da Cidade e do Concelho e solidifica o lema “Gouveia, Capital da Aventura”. A organização prevê uma adesão de cerca de 400 atletas ao evento, o que à partida garante um grande retorno para a Cidade de Gouveia.

Downhill é uma modalidade do ciclismo que consiste em descer o mais rapidamente possível um dado percurso. As bikes usadas neste desporto têm de ter um quadro muito rijo e pneus muito largos de modo a aderirem o melhor possível ao piso. Têm suspensão traseira e dianteira de modo a abafar o piso irregular e saltos que têm de atravessar durante o percurso.
Os desportistas desta modalidade usam várias protecções pois as quedas em Downhill não são pequenas e podem magoar-se facilmente. Usam capacete com protecção para o queixo e pescoço, caneleiras próprias da modalidade, joelheiras, muitas vezes em conjunto com as caneleiras, cotoveleiras e protecções do peito e costas. Pode-se usar óculos de protecção pois podem saltar pedras para a cara ou, com a velocidade de descida, os olhos começarem a lacrimejar devido ao vento que bate de frente e com força e isso afectaria a velocidade de reacção visto que teriam uma visão reduzida devido às lágrimas. Neste desporto é necessária muita técnica em descidas, saltos e pisos irregulares assim como uma elevada velocidade de reacção e capacidade de concentração.

Fonte CMG


Prova de 2007

Sem comentários: