sexta-feira, 21 de março de 2008

Gouveia Art Rock 2008 realiza-se a 5 e 6 de Abril

Os belgas Aranis e os norte-americanos Thinking Plague estão confirmados no Gouveia Art Rock 2008, o Festival de Música Progressiva que vai decorrer nesta cidade, nos dias 5 e 6 de Abril. Confirmado está também um recital do sueco Pär Lindh, a realizar no dia 5, na Igreja de S. Pedro.
Organizado pela Desporto Lazer e Cultura de Gouveia (DLCG) - Empresa Municipal, o Festival irá decorrer, como habitualmente, no Teatro-Cine local. Para além de oito concertos e recitais, o maior evento de música progressiva que se organiza em Portugal incluirá as habituais actividades paralelas, como a feira do disco, uma mesa redonda subordinada a uma temática a definir e uma exposição relacionada com este género musical.
No primeiro dia do Festival, haverá um recital com o já referido Pär Lindh, cuja escrita musical reflecte muito a sua sólida formação académica, não só pela estrutura das peças que cria, como também pela citação ou recriação que faz das obras de compositores dos três últimos séculos da história da música (de Vivaldi a Prokofiev, passando por J. S. Bach e Modeste Moussorsky), os quais conhece profundamente. Essa aproximação estilística aos clássicos e o domínio que exibe dos teclados já lhe valeram o epíteto de Keith Emerson do actual panorama do progressivo. Ainda no primeiro, sobem ao palco do Teatro- Cine de Gouveia, os Aranis, grupo que integra a mais recente geração de bandas progressivas belgas, conservando a altíssima qualidade que tem caracterizado os projectos musicais de vanguarda oriundos do seu país. As suas peças neo-clássicas, assinadas maioritariamente pelo contrabaixista Joris Vanvinckenroy, apresentam uma escrita bastante complexa, dinâmica e muito bem orquestrada para o invulgar ensemble acústico e instrumental que os Aranis constituem. Para o segundo dia estão já confirmados os norte- americanos Thinking Plague. A música deste projecto originário de Denver (EUA), quase toda ela composta pelo guitarrista Mike Johnson, filia-se na estética vanguardista típica do movimento Rock-in- Opposition, apresentando-se angular, muito estruturada e com grande riqueza rítmica e tímbrica. Para executar esta escrita intrincada, o grupo dispõe de músicos extremamente experientes que têm militado em vários projectos afins (5UUs, Hamster Theater, Toupidek Limonade, Present, U-totem, Ahvak, Blast, Science Group, etc), e em outros da área do jazz e da clássica, caso do pianista jugoslavo Tickmayer.



Artistas Gouveia Art Rock 2008
Van der Graaf Generator (Inglaterra)
Ange (França)
Aranis (Bélgica)
Thinking Plague (Estados Unidos da América)
Mike Keneally (Estados Unidos da América)
Pär Lindh (Suécia)
Les Reines Prochaines (Suiça)
Beduínos a Gasóleo (Portugal)

Bilhetes e como chegar

Fonte Jornal Regional e Gaudela.net

Mais informações sobre este festival desde o seu inicio, artistas, entrevistas, etc. num magnifico sitio dedicado a este evento "Gouveia Art Rock"
Edição de 2007 - Actuação Kotebel

Sem comentários: