segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Selo identifica produtos típicos da Serra da Estrela

A Entidade de Turismo da Serra da Estrela está a entregar selos de recomendação a produtores de produtos típicos da região, com o objectivo de fomentar a procura dos seus artigos no mercado de consumo.
O selo com a indicação “recomendado por: Turismo Serra da Estrela” já está a ser utilizado por produtores dos concelhos da Covilhã, Fundão, Trancoso e Seia, disse ao Jornal A Guarda o presidente daquela entidade, referindo que pode ser colocado em queijos, enchidos, bolos, etc., ou seja, “em todos os produtos que são clássicos em cada terra”.
De acordo com Jorge Patrão, a iniciativa da Entidade de Turismo da Serra da Estrela visa “ajudar a dar mais-valias aos produtores e a colocarem os seus produtos com outra notoriedade” no mercado.
“Estamos a dialogar com Câmaras Municipais para colocarmos uma recomendação em cada produto nascido genuinamente da terra, em que a própria Turismo Serra da Estrela garante e recomenda a aquisição desse produto”, explicou. Referiu que “a marca Serra da Estrela é umas das poucas em Portugal que permite isso, e é o que nós vamos incentivando”.
Jorge Patrão contou que o selo já é colocado “em muitos produtos que estão em hipermercados e em mercados, mas vamos continuar a reforçar”, indicando que “o objectivo é ter cada vez mais produtores com esta possibilidade”. 
Explicou que os produtores interessados em aderir ao processo, ou dialogam com a respectiva Câmara Municipal ou directamente com a Entidade de Turismo da Serra da Estrela. “Assinam um pequeno protocolo que tem algumas condições, porque temos que garantir a genuinidade e a qualidade do produto e, depois, colocam esse selo de recomendação da Turismo da Serra da Estrela”. 
“É um processo simples. Apenas têm que nos explicar os métodos de fabrico e termos alguma fiscalização em termos de garantia de qualidade. O que queremos é potenciar os produtos da Serra da Estrela, permitindo ao consumidor identificar logo a origem do produto”, afirmou o responsável.


Jornal A Guarda

Sem comentários: