quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Vencedores do Festival de Sopas da Serra da Estrela

A "Sopa Rica de Inverno", apresentada pela Associação de Promoção Cultural Social e Desportiva de Fornos de Algodres, foi eleita a Melhor Sopa do X Festival de Sopas da Serra da Estrela, que aconteceu no domingo em São Paio, no concelho de Gouveia.
Em concurso estiveram 28 sopas e o júri que elegeu as melhores foi presidido pelo Chefe Hernâni Ermida.
Na categoria de Melhor Sopa de Instituições e Colectividades, o vencedor foi a Fundação D. Laura dos Santos, com “Aveludado de São Martinho com aromas do bosque e queijo da serra”.
Na categoria dos profissionais da restauração, o 1º prémio foi para a “Sopa de Feijoca” do Restaurante Glaciar, de Manteigas, seguindo-se o “Caldo de Feijoca com aguardente e presunto crocante” do restaurante O Trenó, também de Manteigas, e “Sopa do campo com aves selvagens”, do restaurante Abrigo das Courelas, de Fornos de Algodres.
Na categoria “Sopa de Castanhas”, o vencedor foi o Rancho Folclórico de Gouveia com a “Sopa à Pastor com castanhas”, seguindo-se-lhe a “Sopa D’Avó”, da Associação Comercial de Gouveia, Seia e Fornos, e a “Sopa do João e o Feijoeiro Mágico”, do Jardim de Infância de Gouveia.
Na categoria de “Outras Sopas”, o vencedor foi a Junta de Freguesia de Maceira (Fornos), com a “Sopa de Tortulhos”, seguindo-se a Escola Secundária de Gouveia com a “Sopa de Grão à Pastor”, e Os Jardineiros, com a “Sopa da horta”.


Sem comentários: