sexta-feira, 10 de abril de 2009

Romaria da Senhora do porto



Festa da Senhora do Porto nos dias 12 e 13 de Abril

Durante o próximo fim-de-semana, a freguesia de Moimenta da Serra vai conhecer particular animação devido às Festas em Honra da Senhora do Porto, acontecimento que vai decorrer nos dias 12 e 13 de Abril e que, como habitualmente, marca o início das festividades de Verão no concelho de Gouveia.

Uma alvorada com descarga de fogo, às 08.00 horas do dia 12 de Abril (domingo), assinala o início dos festejos. Depois, às 10.15 horas, haverá Missa, seguida da Procissão da Ressurreição. Quando forem 11.30 horas, a Filarmónica Moimentense abrilhantará o Içar da Bandeira. À noite, depois da abertura da Quermesse, haverá baile com o duo Rui Costa & Vítor Jordão.
No dia 13 de Abril (segunda-feira), haverá nova descarga de fogo pela manhã, seguida de uma arruada pelas ruas da freguesia, pela Filarmónica Moimentense e da reabertura da Quermesse. Às 11.00 horas será celebrada Missa Campal na Ermida da Senhora do Porto, cantada pela Banda local.
À tarde, pelas 15.30 horas, realiza-se a tradicional Procissão com a imagem da Senhora do Porto, um momento de grande religiosidade que atrai muita gente de toda a região e que será acompanhado, como é habitual, pela Filarmónica Moimentense. Um Concerto, por esta mesma Banda, e a indispensável arrematação de fogaças culminarão mais uma edição destes populares festejos, durante os quais funcionará um completo serviço de bar.

Sem comentários: