domingo, 28 de setembro de 2008

Câmara Gouveia reforça investimento na educação e oferece manuais escolares

O Município de Gouveia vai oferecer os manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico abrangidos pela acção social escolar. A medida comporta um investimento de cerca de €50,00 por aluno libertando as famílias mais carenciadas desta despesa inicial de arranque do ano lectivo. No total, cerca de 150 alunos vão ser abrangidos por esta medida.
Para além do apoio directo com a entrega dos manuais escolares, no ano lectivo 2008/2009, o Município de Gouveia vai custear todas as despesas de alimentação dos alunos do 1º ciclo e dos alunos da educação pré escolar deslocados pelo encerramento da escola da área de residência Quanto aos alunos abrangidos pela acção social escolar serão pagas as refeições na totalidade aos alunos abrangidos pelo escalão A e será comparticipada metade da refeição dos alunos abrangidos pelo escalão B.
O apoio à educação é ainda efectuado através da atribuição de verbas directamente às escolas por aluno para material escolar e de dotações próprias das escolas para material de consumo e de apoio à actividade lectiva, por medidas de apoio à componente de apoio á família e pela implementação do programa de actividades de enriquecimento curricular.
Recordar ainda que no Concelho de Gouveia todos os transportes escolares são gratuitos até ao 12º ano. Uma medida implementada desde 2002 que representou um investimento municipal de 310.500 euros no ano lectivo 2007/2008.
As medidas de apoio à educação representam uma forte aposta do Município de Gouveia na plenitude de uma educação abrangente para todos, nomeadamente das crianças provenientes de agregados familiares com maiores debilidades económicas.


Sem comentários: