70ª Volta a Portugal em bicicleta
Uma das grandes dificuldades e sempre um momento marcante em cada Volta é a subida à Torre, na Serra da Estrela, que este ano vai surgir logo na 3.ª etapa. A corrida sairá no sábado, 16 de Agosto, para Seia chegando ao ponto mais alto de Portugal continental após 171,5 quilómetros.
No dia seguinte, para recuperar do esforço, o pelotão terá pela frente apenas uma contagem de montanha de terceira categoria. Esta quarta tirada sairá da Guarda e levará a caravana até Viseu, onde, no dia seguinte, será dada folga ao pelotão.
A data de 18 de Agosto está reservada para a recuperação de forças na cidade de Viriato.
A prova será retomada, após o dia de descanso, em Gouveia (dia 19) saindo a caravana em direcção a São João da Madeira.
Começa hoje a grande festa do ciclismo português.
A 7oª edição da Volta a Portugal começa esta tarde com um prólogo de 6,4 quilómetros em Portimão. A prova-rainha do calendário nacional estará na estrada até dia 24, período durante o qual serão disputadas dez etapas mais um prólogo, num total de 1588,2 quilómetros. A prova vai ser disputada por 17 equipas, sete das quais portuguesas. Dos esquadrões forasteiros, destacam-se três colectivos ProTour, o mais alto nível internacional: Cofidis, Lampre e Scott-Americam Beef. Após o prólogo de hoje, que marcará as primeiras - curtas - diferenças, seguem-se duas jornadas propícias aos roladores e aos sprinters. Amanhã corre-se a mais longa das etapas, 198,6 km entre Portimão e Beja. No dia seguinte, a caravana viaja de Vila Viçosa para Castelo Branco, ao longo de 165,5 km. A terceira tirada prevê-se que seja o primeiro ponto decisivo da prova. A chegada é na Torre, serra da Estrela, e os trepadores terão uma oportunidade de ouro para ganhar terreno aos adversários. Será uma jornada de grande tensão entre os favoritos e da qual deve sair definido o grupo restrito de corredores com reais aspirações de lutar pelo triunfo final. Antes do dia de descanso e depois da etapa de montanha, o pelotão tem pela frente uma etapa de 164,6 km, unindo a Guarda a Viseu. Após a jornada de repouso, inicia-se a fase decisiva da Volta. Antes da entrada nas etapas fulcrais, os terminadores vão ter duas oportunidades para brilhar.

Fonte Federação Portuguesa Ciclismo
Horario aqui em pdf
Site oficial da Volta aqui