terça-feira, 3 de agosto de 2010

Festas Senhor do Calvário

Festa do Senhor do Calvário 2010
06 a 09 de Agosto

Este ano Agosto começa com as Festas do Senhor do Calvário.
A Cidade brilha para receber todos os que a visitam nesta época e prepara-se para quatro dias de animação, cor, tradição, espectáculos e cultura.
As Festas do Senhor do Calvário são um momento de identidade e autenticidade do Concelho e das suas gentes. Um palco único de afirmação local e regional onde o brilho dos Gouveenses reflecte mais alto.
Mais do que umas Festas, cria-se uma mistura única característica das identidades dos Gouveenses unindo o culto religioso, a tradição, a cultura, a animação e um ponto de encontro para todos os Gouveenses.
Ao longo das últimas edições, as Festas do Senhor do Calvário, têm aliado de uma forma única a componente lúdica e festiva com a génese religiosa que lhe está na base. Em todas a edições a inovação é uma marca do evento, materializada nos seus espectáculos e performances artísticas.
Em 2010 pretendemos recriar a tradição da música popular dando lugar a um espectáculo onde a música tradicional e a dança são o centro da festa. Seguindo as correntes artísticas e as performances de recuperação da musica popular portuguesa o programa da Festas do Senhor do Calvário 2010 convida “Gouveia a Dançar com ADIAFA” no dia do Feriado Municipal.

Tradição e Cultura
A entrega do Prémio Vergílio Ferreira será o primeiro momento das Festas do Senhor do Calvário 2010. Um simbolismo único fruto da riqueza cultural do programa do evento e da riqueza do Concelho.
A feira de Artesanato e dos Produtos Regionais, a Feira do Associativismo, a Festa do Livro e o espaço Miniatura Automóvel marcam os espaços temáticos das Festas do Senhor do Calvário, sempre em colaboração com as colectividades e associações do Concelho. Uma festa de todos que marca um ponto de encontro fundamental para os Gouveenses.

Promoção e modernidade
As Festas do Senhor do Calvário são um dos maiores eventos para a promoção da Cidade e do Concelho. Aos concertos, à cultura e à tradição, junta-se a forma de estar e de receber do Gouveense, transformando as Festas num grande ponto de encontro do Concelho e da região.
É um grande momento do passa a palavra, de ver e descobrir a Cidade, os amigos numa mistura única caracterizada pelo sentir singular de um Concelho promover o que todos sentimos como nosso – “a terra e as gentes”.

Feira, Divertimentos, Tasquinhas
A Capela do Senhor do Calvário é o epicentro da festa. Tudo se posiciona no seu raio. Venda ambulante, artesanato internacional, divertimentos, e actividades que dão cor às ruas movimentadas que circundam o centro de devoção dos Gouveenses.
Sucesso confirmado é a zona da restauração na Praceta José de Almeida Mota. Composta por cinco áreas de restauração e respectivas esplanadas, o espaço tem comprovado o seu sucesso ao longo das várias edições. A boa gastronomia complementada pela animação certamente será novamente um sucesso.

Gouveia Summer Dance 2010
O Gouveia Summer Dance já não precisa de apresentações. Ao longo dos anos a “discoteca” tem ganho fama atraindo o público jovem, mas não só. Desde o ano passado localizada no Centro Hípico de Gouveia, o Gouveia Summer Dance apresenta um programa eclético com grandes momentos da música electrónica. O On Fashion Tour com a Dj Miss Mónica, Dj Paulo De-Light e a presença de Rubim certamente será uma grande noite.

Taça Estrela
No âmbito das Festas do Senhor do Calvário e tendo em conta o papel relevante do desporto no mundo associativo do Concelho, vai decorrer um torneio entre as equipas sénior do Concelho que disputaram os campeonatos distritais da Associação de Futebol da Guarda. O troféu está organizado em dois jogos eliminatórios e uma final a realizar na Segunda-feira, 09 de Agosto, dia do Feriado Municipal.
Esta competição visa estimular o convívio entre as equipas do Concelho, sempre aliado ao interesse desportivo suscitado pelos derbies concelhios.

Feira/Mostra de Gado Ovino
No seguimento da recuperação da tradicional Feira do Gado de Gouveia realiza-se, pelo segundo ano consecutivo, a Feira/Mostra de Gado Ovino e XII Concurso de Gado Ovino. Esta iniciativa pretende recuperar a tradição mas também valorizar umas das maiores riquezas ancestrais do Concelho que é a actividade pastorícia e o comércio de gado que lhe está associado. Da mesma forma pretende solidificar-se um certame que salvaguarde e promova a ovelha bordaleira.

C. M. Gouveia

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Volta a Portugal em bicicleta - 2010

A edição de 2010 da Volta a Portugal em bicicleta volta a contar com a cidade de Gouveia no seu traçado de etapas, numa edição que decorre de 4 a 15 de Agosto. O inicio tem lugar em Viseu dia 4 de Agosto, no prólogo de abertura da edição 2010. Gouveia recebe os ciclistas no dia seguinte como local de partida que levará os ciclistas até Oliveira de Azeméis. Os ciclistas voltarão à Serra a 12 de Agosto na etapa rainha coma subida à Torre. A última etapa da edição 2010 será entre Sintra-Lisboa.

Festival Internacional Parapente


O maior evento de parapente em Portugal irá decorrer, como não poderia deixar de ser, e mais uma vez, na aldeia histórica de Linhares da Beira - Serra da Estrela.

Entre 31 de Julho e 14 de Agosto decorrem os seguintes eventos:

Vídeo promocional

    Selo identifica produtos típicos da Serra da Estrela

    A Entidade de Turismo da Serra da Estrela está a entregar selos de recomendação a produtores de produtos típicos da região, com o objectivo de fomentar a procura dos seus artigos no mercado de consumo.
    O selo com a indicação “recomendado por: Turismo Serra da Estrela” já está a ser utilizado por produtores dos concelhos da Covilhã, Fundão, Trancoso e Seia, disse ao Jornal A Guarda o presidente daquela entidade, referindo que pode ser colocado em queijos, enchidos, bolos, etc., ou seja, “em todos os produtos que são clássicos em cada terra”.
    De acordo com Jorge Patrão, a iniciativa da Entidade de Turismo da Serra da Estrela visa “ajudar a dar mais-valias aos produtores e a colocarem os seus produtos com outra notoriedade” no mercado.
    “Estamos a dialogar com Câmaras Municipais para colocarmos uma recomendação em cada produto nascido genuinamente da terra, em que a própria Turismo Serra da Estrela garante e recomenda a aquisição desse produto”, explicou. Referiu que “a marca Serra da Estrela é umas das poucas em Portugal que permite isso, e é o que nós vamos incentivando”.
    Jorge Patrão contou que o selo já é colocado “em muitos produtos que estão em hipermercados e em mercados, mas vamos continuar a reforçar”, indicando que “o objectivo é ter cada vez mais produtores com esta possibilidade”. 
    Explicou que os produtores interessados em aderir ao processo, ou dialogam com a respectiva Câmara Municipal ou directamente com a Entidade de Turismo da Serra da Estrela. “Assinam um pequeno protocolo que tem algumas condições, porque temos que garantir a genuinidade e a qualidade do produto e, depois, colocam esse selo de recomendação da Turismo da Serra da Estrela”. 
    “É um processo simples. Apenas têm que nos explicar os métodos de fabrico e termos alguma fiscalização em termos de garantia de qualidade. O que queremos é potenciar os produtos da Serra da Estrela, permitindo ao consumidor identificar logo a origem do produto”, afirmou o responsável.


    Jornal A Guarda