sexta-feira, 30 de maio de 2008

Governo não quer túneis na Serra da Estrela

O Governo já escolheu o traçado dos itinerários complementares (IC) que vão servir a zona da corda da Serra da Estrela e que exclui a opção dos túneis.

Cenário C é o escolhido
Os itinerários complementares IC6 (Coimbra-Covilhã), IC7 (Coimbra-Seia-Gouveia-Fornos de Algodres) e IC37 (Seia-Viseu) estiveram em consulta pública até 12 de Fevereiro, no âmbito do Estudo de Avaliação Estratégica, encomendado pela EP. A proposta que agora o Governo se prepara para apresentar, o “Cenário C”, prevê que o IC6 ligue a Catraia dos Poços a Seia (Torroselo), seguindo depois para Gouveia e Fornos de Algodres, com ligação à A25. Quanto ao IC7, este terá início na Covilhã (A23), passando depois por Unhais da Serra, Alvoco da Serra, Vide, São Gião, Sandomil e Torroselo – para onde também estão previstos túneis, mas mais pequenos –, até desembocar em Viseu (A25).
O estudo encomendado pela EP já apontava para a construção de duas estradas a sul da Serra da Estrela como uma solução equilibrada para ligar a região, mas também apontava que a solução com túneis (entre Covilhã, Manteigas e Seia/Gouveia) garantiria melhores acessibilidades e maior desenvolvimento regional. Todavia, o elevado investimento previsto para estes 12 quilómetros de túneis – cerca de 704 milhões de euros –, face aos benefícios para os utentes, fazia do cenário o único com uma «taxa de rentabilidade negativa até 2030».Em defesa dos túneis surgiram as câmaras da Covilhã, Belmonte, Gouveia e Manteigas, que colocavam a tónica na necessidade de facilitar as acessibilidades à região, independentemente dos custos. Opinião contrária tiveram a Câmara e a Assembleia Municipal de Seia e a Associação de Freguesias da Serra da Estrela, com sede em Loriga, que sempre defenderam o “Cenário C” como a solução mais equilibrada e viável para as acessibilidades da região. Ao lado de Seia estavam outros concelhos em redor, com idêntica posição, como Oliveira do Hospital, Fornos de Algodres, Nelas e Carregal do Sal.

Noticia daqui Porta da Estrela

Acabou a Região de Turismo da Serra da Estrela

A Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) foi extinta no passado dia 10 de Abril, aquando da publicação em Diário da República do decreto-lei (nº 67/2008) que altera o regime jurídico das áreas regionais do turismo.
Com a chegada da nova legislação, passam a existir apenas cinco Áreas Regionais, coincidentes com as Nomenclaturas das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos de Nível II (NUTS II) - Norte, Centro (gerida a partir de Coimbra), Lisboa, Alentejo e Algarve.
A novidade é a criação de seis Pólos de Desenvolvimento Turístico, integrados nas áreas regionais. A Serra da Estrela, a par do Douro, Leiria-Fátima, Oeste, Litoral Alentejano e Alqueva são as zonas que receberam a nova designação.
A estes organismos vai competir, segundo a tutela, a valorização turística e o aproveitamento sustentado dos recursos turísticos das respectivas áreas.

...


Com a entrada em vigor da nova legislação, o Pólo de Desenvolvimento Turístico da Serra da Estrela passa a integrar os municípios de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia (Serra da Estrela), ...


Mais in Magazine Kaminhos

Dia Mundial da Criança em Gouveia

Jardim da Ribeira:
10h00 às 13h00 e 15h00 às 18h00
- Insufláveis
- Atelier de pintura
- Muita animação

Museu da Miniatura Automóvel:
9h00 às 17h00
-Workshop de Pintuta
- "O Automóvel do Futuro aos Olhos de Uma Criança"

Teatro-Cine:
15h00
-Filme de Animação: "Uma história de encantar"



Seiactiva Downtown 2008

No próximo dia 31 de Maio vai ter lugar em Seia uma prova de Downhill Urbano, uma modalidade em franca expansão em Portugal.

O "SeiActiva Downtown 2008" é organizado por um grupo de estudantes do 3º ano da Licenciatura em Turismo e Lazer da Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia do Instituto Politécnico da Guarda e pretende simultaneamente divulgar o nome da Cidade e da Escola e levar a adrenalina e o espectáculo do Downhill às ruas de Seia.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Seia e da revista da especialidade em Portugal, a Bike Magazine.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Encontro de Escolas de Futebol de Maio - Gouveia



Realiza-se no proximo dia 17 de Maio de 2008, mais um encontro de escolinhas de futebol desta vez em Gouveia.

A Fundação irá pertencer ao grupo A e B e jogará nos campos 1 e 2 do Estádio Municipal do Farvão onde terá os seguintes jogos:

Grupo A (campo 1)
10h00 - G. D. Trancoso “A” X Fundação L. S. “A”
11h00 - Fundação L. S. “A” X A. D. S. Romão “A”
11h45 - Fundação L. S. “A” X Fornos de Algodres
12h30 - A. D. Manteigas “A” X Fundação L. S. “A”

Grupo B (campo 2)
09h45 - G. D. Trancoso “B” X Fundação L. S. “B”
10h15 - A. D. Manteigas “B” X Fundação L. S. “B”
11h45 - Fundação L. S. “B” X A. D. S. Romão “B”
12h30 - Fundação L. S. “B” X Penaverdense

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Campeonatos Distritais Futebol 07/08

Campeonato Distrital Infantis

Série A 2ª fase

11/05/2008 (ultima)
14ª Jornada - Guarda 2000 ( 6 - 2 ) F D Laura Santos
Terminou o Campeonato da Época 2007/2008

Equipa moimentense classificou-se no 5º lugar do Campeonato Distrital de Infantis da Associação de Futebol da Guarda, com:
12 Jogos, 4 Vitorias, 1 Empate, 7 Derrotas, 36 Golos Marcados e 44 Sofridos.

*********************************

Campeonato Distrital Feminino - Sénior


23/02/2008
6ª Jornada -
F D Laura Santos ( 7 - 0 ) Valpaços
(ultima)

Terminou o Campeonato da Época 2007/2008

Equipa moimentense conquistou título do primeiro Campeonato Distrital de Seniores Femininos da Associação de Futebol da Guarda, com:
6 Jogos, 6 Vitorias, 44 Golos Marcados e 2 Sofridos.
Para além da conquista do título, a Fundação D. Laura dos Santos garantiu também assim o direito a participar, na próxima época, numa prova de âmbito nacional, um objectivo há muito perseguido pelos responsáveis do clube moimentense.

Classificação

*********************************
Campeonato Distrital Feminino - Juniores
05/04/2008
9ª Jornada -Guarda 2000 B ( 0 - 10 ) F D Laura Santos
12/04/2008 (Ultima jornada)
10ª Jornada - F D Laura Santos
( 12 - 0 ) S C Sabugal


Terminou o Campeonato da Época 2007/2008

A equipa da Fundação sagrou-se pela 4ª vez consecutiva a Campeão Distrital com:
10 Jogos, 10 Vitorias, 74 Golos Marcados e 0 sofridos.
PARABÉNS

domingo, 11 de maio de 2008

Pedido de ajuda

Será que algum Moimentense o pode ajudar??

**************************************************************************

Prezado Amigo,

Sou do Rio de Janeiro, Brasil, e procuro meus ancestrais que eram de Moimenta da Serra.
Meu bisavô se chamava Francisco Tavares e nasceu em 2/11/1889. Ele faleceu com 102 anos de idade.
Ele veio para o Brasil no inicio do século passado e logo depois vieram suas filhas Amélia, Emília e sua esposa Rosa.
Já no Brasil teve mais uma filha, de nome Rosa Carmem.

Você tem alguma ideia de como posso iniciar minha pesquisa?

Um grande abraço


Rogério Gonçalves

**************************************************************************

Se souberes como o ajudar manda um mail para mim, Obrigada.

Correio dos Moimentenses

Resumo de mail enviada por PS136A


1) Porque é que Moimenta se pode gabar de ter os piores acessos?
Moimenta - Gouveia (graças a deus já taparam os buracos)
Moimenta-Lagarinhos (tento lá passar apenas de noite, é que assim posso andar a fugir dos buracos e lombas)
Moimenta-vinhó(ainda escapa)
Moimenta-passos (prefiro ir pela Nacional).
Que acções desenvolveu a junta para melhorar os acessos? Onde estão os passeios? Que pressão fez a junta junto da CMG para melhorar os acessos?
Forca de vontade ou comodismo????
2) Que fez a fundação por Moimenta?
Muito... Lar, Creche, Piscinas, ATL, etc....
Pode fazer mais?- Sim muito mais.
Como? pensando talvez mais um pouco em Moimenta mesmo e não naquilo que o PR vai dizer. Já agora que percentagem dos empregados da FLS é de Moimenta?
3) o que é feito do Estrela Futebol Clube?
Em Moimenta apenas se consegue arranjar fundos e mundos para a Banda. Porque é que o estrela não avança? O estrela tem tanto direito como a banda. Em Moimenta já nem um campo da bola existe. Hoje já é um campo "ervado" e "toijado".
Será por o Presidente da junta ser também o presidente da FLS? estranha coincidência......
Remate:Por falar em presidente da junta. Lembraste que foi ele que acerca á de 15 anos disse que a juventude de Moimenta era uma juventude rasca e que por pouco não teve essa juventude á porta? Tudo isto por os jovens (hoje maior parte casados e com filhos) ao fim de tantas vezes terem reclamado na Sec. de Gouveia que os autocarros eram impróprios e sem condições (eu próprio apanhei um banho ao entrar no autocarro), se manifestaram de um modo mais agressivo. Sim, foi ele que se virou contra Moimenta e contra os moimentenses. Hoje é presidente e Sr. Doutor. Foi ele também que me veio pedir para voltar para Moimenta, pois gente como eu faz falta. Hipocrisia completa. Não foi com o meu voto que ele ganhou....
um abraço,
PS136A

Rampa Internacional da Serra da Estrela - 2008

A edição de 2008 da Rampa Internacional da Serra da Estrela - Cidade da Covilhã, vai-se realizar entre os dias 16 a 18 de Maio.

A Rampa Internacional da Serra da Estrela a contar para o Europeu da modalidade traz ao nosso país os pilotos mais importantes da especialidade a decorrer entre 16 e 18 de Maio. A prova é disputada na subida da Covilhã para as Penhas da Saúde, num sinuoso e rápido percurso com cerca de cinco quilómetros e uma inclinação média entre os 9,12 e os 11,56 %, que põe à prova a potência dos carros e a destreza dos pilotos. É considerada pela generalidade dos pilotos como uma prova segura num traçado muito técnico, tendo sido considerada em 2002 como a prova melhor organizada no Europeu de Montanha.
Já podem consultar a lista de inscritos para a Rampa Internacional de Portugal - Serra da Estrela - Cidade da Covilhã, onde se destaca a participação de 9 Formulas, entre eles 3 Formulas Renault da equipe covilhanense Rodrive, 4 Ferraris, 2 Porsches, num total de 71 carros.

Lista inscritos (pdf)

Mais informação aqui


2007 - Ao volante com ...
Hill Climb

2007 - Desfile dos carros

2007 - Prova



sábado, 3 de maio de 2008

Paintugal: 2.ª etapa será em Gouveia

A Secção de Paintball do Clube ABPG garantiu a realização, em Gouveia, da 2.ª Etapa da Mega campanha Paintugal.


Esta competição, de carácter eminentemente recreativo, vai decorrer nos terrenos contíguos ao Parque da Senhora dos Verdes, no próximo dia 18 de Maio.
A Paintugal, entidade promotora da iniciativa, é uma associação que se dedica à promoção, em todo o país, de provas de paintball recreativo, possibilitando assim a iniciação ou a prática da modalidade extra-competição. Nesse contexto, a Mega campanha é um evento que introduz um novo conceito neste desporto, uma estrutura de jogos interligados onde cada jogo influencia o próximo. Três jogos, uma campanha, três equipas, um vencedor - este é o mote para uma estrutura pioneira no mundo do Paintball. O evento procura criar uma nova dinâmica onde os participantes se envolvam activamente na temática do jogo.


Ao trazer mais esta prova para Gouveia, a Secção de Paintball do Clube ABPG reforça a sua aposta na promoção e divulgação da modalidade, neste caso, sem fins competitivos. De acordo com a organização, logo à partida está assegurada a presença de cerca de 150 participantes, associados à Paintugal, e que são presença assídua nas iniciativas da referida associação. Depois, a todos eles, poder-se-ão juntar os demais interessados, devendo para tal, comparecer no local, antes do início da prova, procedendo ali à sua inscrição.

5ª Aventura Land Rover - 9, 10 e 11 de Maio



5ª Aventura Land Rover
9, 10 e 11 de Maio
Tipo de Evento: Passeio Todo-o-Terreno Turístico
Localidade: Unhais da Serra


A 5ª Aventura Land Rover associa-se aos 60 anos da Land Rover.

As várias etapas desta Aventura Land Rover vão percorrer novos caminhos da Serra da Estrela, onde não faltam corta-fogos e outros trilhos mais complicados a par de paisagens extraordinárias, mas agora, e pela primeira vez, o Clube Escape Livre avança pela Serra de Açor em direcção ao centro de Portugal.
Mais informação em http://www.escapelivre.com/

Acessos à Serra da Estrela agora com mapas digitais e informações actualizadas em tempo real

Os acessos à Serra da Estrela acabam de ganhar mapas digitais com informações actualizadas em tempo real.


A tecnologia é da MicroProcessador.

A partir de agora, quando decidir subir ao maciço central da Serra da Estrela terá à sua disposição um novo conjunto de painéis de informação digital altamente tecnológicos, concebidos, fabricados e montados em Portugal por uma empresa portuguesa.

Pode não parecer, mas sempre que olha para um destes painéis para conferir a velocidade máxima recomendada, o estado das vias ou a ocorrência de acidentes, existe todo um complexo sistema electrónico montado por trás que lhe permite captar informação crítica apenas com um piscar de olhos. E se já estamos todos habituados a cruzar estes painéis nos vários quilómetros de auto-estradas e túneis que atravessamos diariamente, a sua chegada à Serra da Estrela é um acontecimento assinalável, não só porque permitirá comunicar aos automobilistas que circulam no ponto mais elevado do País dados mais actualizados, como inaugura um novo tipo de painel em forma de mapa dinâmico interactivo, até agora inexistente em território nacional. Integrado com seis RIM (Road Information Maps) concebidos especificamente para representarem graficamente os vários acessos disponíveis à zona da Torre da Serra da Estrela, o novo sistema de sinalização inclui também dois painéis de mensagem variável que podem ser complementados com informações texto e com pictogramas RGB (tricromáticos) ligados a três estações meteorológicas. Estas, por sua vez, estão integradas com vários sensores programados para recolher em tempo real a informação sobre o estado do tempo e a sua possível influência na circulação sobre as vias rodoviárias da Serra. À excepção das estações meteorológicas – concebidas tecnicamente para medir de forma mais exacta possível as condições de visibilidade, níveis de precipitação, força do vento, pressão atmosférica e temperatura – todo o restante sistema foi desenhado, fabricado e integrado, peça a peça, pela MicroProcessador.

Apesar de estarem oficialmente ainda em fase de testes, os mapas da Serra da Estrela estão já operacionais e em pleno funcionamento. E, apesar do pouco tempo de vida, são já considerados como um avanço significativo face ao anterior modelo de informação, tantas vezes apontado como ultrapassado, pouco fiável e perigoso essencialmente porque não emitia informação em tempo real.


Mafalda Veiga: "Chão"

Grande Auditório do Teatro Cine de Gouveia

3 de Maio, 21:30h

Mafalda Veiga está em digressão com o seu novo espectáculo “ CHÃO “.Neste concerto , Mafalda Veiga , apresentará o seu novo disco de originais “ CHÃO “ , com edição prevista para início de Abril , cujo primeiro single “ Estrada” está já a tocar nas principais Rádios Nacionais. Para além de 12 temas originais, Mafalda Veiga retoma canções de duas décadas de composição e escrita, nem sempre as mais óbvias, apresentando-as com outros arranjos que vão de encontro à sonoridade deste disco , que pauta por uma linguagem mais actual, mais simples, com mais espaço para a canção em si.
Todos os Públicos - Preço 12,50€

II Festival da Truta da Serra da Estrela

De 25 de Abril a 1 de Junho realiza-se o
II Festival da Truta da Serra da Estrela

No decorrer deste festival iremos ter: