domingo, 30 de setembro de 2007

Fim das 19 Regiões de Turismo


Portugal vai ter cinco regiões de turismo em vez das actuais 19 que apesar de numerosas não cobriam todo o território.
O novo mapa das regiões, que integra o diploma da desconcentração da administração central, deverá ser aprovada no próximo mês, apurou o Correio da Manhã.

Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve vão ser as cinco grandes regiões, fazendo com que nenhum concelho do país fique de fora do mapa turístico, ao contrário do que acontecia até aqui: Lisboa e Guimarães, por exemplo, não integram actualmente nenhuma região.

A alteração do número de regiões visa não só reduzir o seu número, considerado excessivo mesmo no sector, mas também “alargar o âmbito das regiões a todo o país e aumentar as suas competências”,...

Correio da Manhã

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Sorteio do Campeonato Distrital Infantis 07/08

A equipa de Infantis da Fundação encontra-se na Série E do Campeonato Distrital da Associação de Futebol da Guarda, onde vai defrontar as seguintes equipas:

CLUBE DESP.GOUVEIA
A.D.DE SÃO ROMÃO "B"
N . D. S. GUARDA "C"
ASS. D. MANTEIGAS.

O campeonato inicia-se no dia 20 de Outubro e a equipa da FUNDAÇÃO terá que se deslocar fora onde irá defrontar no primeiro encontro o N . D. S. GUARDA "C".

Calendário completo - pdf

Campeonato Distrital Infantis 07/08

Época 2007/2008

Campeonato Distrital Infantis

1ª Fase


Série E
Equipas
*******************
FUND. D LAURA SANTOS MOIMENTA DA SERRA
CLUBE DESP.GOUVEIA
A.D.DE SÃO ROMÃO "B"
N . D. S. GUARDA "C"
ASS. D. MANTEIGAS
***************************




1ª Jornada - N. D. S. Guarda "C" ( 0 - 9 ) F D Laura Santos
2ª Jornada - F D Laura Santos ( 0 - 3 ) Clube Desp. Gouveia
3ª Jornada - Folga
4ª Jornada - A. D. São Romão ( 1 - 11 ) F D Laura Santos
5ª Jornada - F D Laura Santos ( 9 - 1 ) Ass. D. Manteigas
6ª Jornada - F D Laura Santos ( 11 - 1 ) N. D. S. Guarda "C"
7ª Jornada - Clube Desp. Gouveia ( 3 - 2 ) F D Laura Santos
8ª Jornada - Folga
9ª Jornada - F D Laura Santos ( 2 - 1 ) A. D. São Romão
10ª Jornada - Ass. D. Manteigas ( 0 - 2 ) F D Laura Santos

CLASSIFICAÇÃO ao fim da 10ª jornada
Clube Desp. Gouveia - 24 pontos
F D Laura Santos - 18 pontos
Ass. D. Manteigas - 9 pontos
4º A. D. São Romão - 6 pontos
5º N. D. S. Guarda "C" - 3 pontos


Chegou ao fim a 1ª Fase


2ª Fase

Série A
Equipas
*******************
• GRUPO DESPORTIVO VILA NOVA DE FOZ CÔA
• CLUBE DESPORTIVO DE GOUVEIA
• ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA SÃO ROMÃO EQUIPA “A”
• SPORTING CLUBE DO SABUGAL
• GUARDA 2000
FUNDAÇÃO DONA LAURA DOS SANTOS
• GRUPO DESPORTIVO DE TRANCOSO
***************************

1ª Jornada - S C Sabugal ( 2 - 4 ) F D Laura Santos
2ª Jornada - F D Laura Santos ( 7 - 5 ) G D V Nova Foz Côa
3ª Jornada - A D São Romão A ( 5 -2 ) F D Laura Santos
4ª Jornada - Folga
5ª Jornada - F D Laura Santos ( 10 - 1 ) G D Trancoso
6ª Jornada - C D Gouveia ( 2 - 0 ) F D Laura Santos
7ª Jornada - F D Laura Santos ( 1 - 3 ) Guarda 2000
8ª Jornada - F D Laura Santos ( 1 - 4 ) S C Sabugal
9ª Jornada - G D V Nova Foz Côa ( 5 - 2 ) F D Laura Santos
10ª Jornada - F D Laura Santos ( 5 - 5 ) A D São Romão A
11ª Jornada - Folga
12ª Jornada - G D Trancoso ( 1 - 2 ) F D Laura Santos
13ª Jornada - F D Laura Santos ( 0 - 5 ) C D Gouveia
14ª Jornada - Guarda 2000 ( 6 - 2 ) F D Laura Santos

Classificação ao fim da 13ª Jornada
1º C D Gouveia - 30 pontos
2ºA D São Romão A - 26 pontos
3º Guarda 2000 - 22 pontos
4º S C Sabugal - 18 pontos
F D Laura Santos - 13 pontos
6º G D V Nova Foz Côa - 10 pontos
7º G D Trancoso - 4 pontos


Chegou ao fim a 2ª Fase

Ninguém sabe onde estão árvores oferecidas ao ICNB

Milhares de árvores que deveriam estar plantadas no Parque Natural da Serra Estrela, ao abrigo da campanha de "Plante 1 Árvore", promovida pela Sociedade de Águas da Serra da Estrela (SASEL), não estão no terreno. A SASEL tem pago as facturas aos viveiros, mas desconhecia esta situação. O Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), parceiro neste programa de reflorestação das serras de Portugal, assume que não tem fiscalizado o projecto e por isso não pode afirmar com certeza, se existem e onde estão as árvores cedidas pela SASEL. A denúncia partiu da Associação de Amigos da Serra da Estrela (ASE), conhecedora da área do Parque Natural, que diz não ser visível no terreno a reflorestação...

Jornal de Noticias

domingo, 23 de setembro de 2007

Complexo para a prática de desportos de Inverno

O presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Álvaro Amaro, admitiu candidatar o projecto de construção de um complexo para a prática de desportos de Inverno ao próximo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN). O espaço será denominado «Indoor Snow».
Álvaro Amarao, presidente da Câmara de Gouveia, quer candidatar o “Indoor Snow”, destinado a desportos de Verão, ao QREN. Assim, o projecto aguarda por apoios comunitários para poder ser concretizado no concelho, estando projectado para a Quinta Nevada, nas proximidades de Gouveia, junto da Estrada Nacional 16. “A localização está praticamente assente e estamos neste momento a ultimar o projecto e toda a engenharia financeira”, afirmou o autarca na cidade da Guarda, durante a conferência de imprensa de apresentação do evento desportivo “Winter Jam”, agendado para dois fins-de-semana de Outubro. O “Indoor Snow” é um equipamento orçado em quatro milhões de euros, garantindo Álvaro Amaro que “o QREN está a ser estudado e a perspectiva é que logo em 2008 se possa avançar com o projecto”. A ideia já foi apresentada ao secretário de Estado da Juventude e Desporto, presidentes do Instituto de Turismo, Agência de Desenvolvimento e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, admitindo o autarca que “estas quatro entidades sempre prestaram apoio”. “Continuaremos até ao limite das nossas forças para conseguir concretizar o projecto”, disse o presidente da Câmara de Gouveia, salientando que a empresa responsável pela sua execução já está constituída e envolve a Câmara Municipal e quatro entidades privadas. O projecto está previsto para um espaço de 20 hectares e contempla a construção de um pavilhão para a prática de desportos de Inverno (com destaque para o snowboard), espaços de apoio, lojas e um restaurante. Segundo Álvaro Amaro, o objectivo não é criar “uma montra” para assistir à prática desportiva, mas um espaço “com uma componente de formação e de treino”. Quanto ao evento “Winter Jam”, a realizar entre 5 e 7 e de 12 a 14 de Outubro, terá uma vertente de desportos de Inverno (snowboard), acrobacias em bicicletas, motocross e aéreas, assim como uma feira dedicada à venda de artigos de Inverno. Para a prática dos desportos de Inverno será instalada uma pista com 260 toneladas de neve artificial. O presidente da Câmara de Gouveia referiu que a iniciativa é uma estreia em Portugal, sublinhando que pretende afirmar o seu concelho como “capital da aventura, dos desportos de lazer e de recreio”. Álvaro Amaro admitiu ainda que o evento poderá atrair “muita gente à região e não apenas a Gouveia”, contribuindo para dinamizar o sector da hotelaria e da restauração.

O Primeiro de Janeiro

sábado, 22 de setembro de 2007

Novos investimentos em estradas da Beira Interior


O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, anunciou, sexta-feira, que o Governo vai concretizar vários projectos rodoviários na região da Guarda, com o objectivo de aumentar a taxa de execução do Plano Rodoviário Nacional.

No rol de projectos indicados por Paulo Campos estão o traçado do IP2, entre Macedo de Cavaleiros (Bragança) e Celorico da Beira (Guarda), e os IC 6 (Coimbra/Covilhã), IC7 (Seia/Celorico), IC37 (Viseu/Seia) e IC34 (Vila Nova de Foz Côa/Almendra). O governante disse, em relação ao IP2, que a obra, a executar em regime de concessão, "será lançada até ao final do ano"....

Ler noticia

Obras em casa sem licença camarária


Desde que estas não alterem a estrutura do edifício

O Novo regime de urbanização que entra em vigor em Março do próximo ano, vai trazer profundas alterações e simplificar processos como a realização de obras no interior das habitações. Por exemplo, deixa-se de precisar de licença para fazer obras em casa desde que estas não alterem a estrutura do edifício

As alterações que integram o novo regime jurídico de urbanização, cuja Lei nº 60/2007 foi publicada em Diário da República, no passado dia 4 de Setembro, apresenta ...

Lêr Noticia

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Carros Mini “invadem” Serra



A Associação Clube MINI da Serra da Estrela (ACMSE) promove no dia 23 de Setembro, a partir das 9 horas, uma concentração no Largo da Capela da Senhora do Desterro, São Romão. O passeio inicia-se junto da Central da EDP da Senhora do Desterro, começando depois a subida de regularidade, com uma velocidade média determinada até à meta, em local ainda a definir. Após a realização deste trajecto, os participantes reúnem-se junto à Lagoa Comprida e posteriormente descem até um restaurante da cidade, em ritmo de passeio.


A ACMSE tem o intuito de organizar futuramente uma prova automobilística, designada como “Rampa MINI da Senhora do Desterro”, uma iniciativa que a associação considera como única no País.
O objectivo da ACMSE é o de juntar os proprietários e aficionados do carismático automóvel MINI, que se dedicam ao apoio na manutenção, conservação e restauro destes veículos, para além da promoção de encontros como este. Outro dos propósitos da ACMSE é dar a conhecer a região de onde é natural e que a associação considera como uma das mais bonitas do país: a Serra da Estrela.

Porta da estrela
************** ### ******************

Mini


Golpe de génio do engenheiro britânico Alec Issigonis, o Austin 850, universalmente conhecido pela sigla Mini, foi uma verdadeira revolução na concepção de um pequeno automóvel económico. Tudo foi repensado a partir do zero e o resultado foi um veículo inovador, simultaneamente homogéneo e versátil. Estava-se no ano de 1959. O Mini era verdadeiramente pequeno (3m de comprimento) e, no entanto, possuía uma enorme habitabilidade, dando até origem a várias anedotas e tentativas de recorde neste aspecto... Para isto contribuiu a forma da carroçaria em caixa e um motor dianteiro transversal com tracção à frente. A suspensão foi a primeira a incluir elementos em borracha.

Este conceito deu origem ao nascimento de uma nova geração de automóveis que o tomaram como modelo. A sua extraordinária maneabilidade e aderência tornaram-no um potencial desportivo. Com efeito, na sua versão Cooper S, com um motor de 1300 cm3, foi uma terrível máquina de competição e venceu vários rallyes, entre as quais o de Monte Carlo.

obvious

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

WINTER JAM GOUVEIA 2007

Imagens de 2007

Snowboard



Dirt Jumping



************************************

Gouveia vai marcar o arranque da nova temporada de Inverno em Portugal, com o Winter Jam Gouveia, um evento inédito e espectacular que junta desportos de neve, música, festas, gastronomia, animação, acrobacias aéreas e uma exposição de Inverno. De 5 a 7 e de 12 a 14 de Outubro, vai decorrer nas instalações do Centro Hípico de Gouveia o Winter Jam Gouveia e irá oferecer aos visitantes dois fins-de-semana de pura acção e aventura, num ambiente típico de montanha, girando em torno de seis projectos chave: a Exposição de Inverno, o Tow In Snowboard, o Freestyle FMX, o Dirt Bike, as Acrobacias Aéreas e, por último, a animação e a música.

C. M. Gouveia





Programa completo - (pdf)

Craques mundiais marcam presença no evento

Gouveia acolhe a primeira prova mundial de Tow In Snowboard, uma nova variante do snowboard que combina a força dos veículos motorizados de neve com a perícia humana dos atletas.
Estão confirmados os nomes de alguns craques do snowboard internacional, nomeadamente Sani Alibabic, Mone Monsberger, Rudi Kröll, Julien Haricot, Pacome Allouis, Frederik Evensen, Christophe Schmidt, Roman Marti, Marc André Tarte e Eirik Haugo.
Outra das vertentes do evento está relacionada com o Freestyle FMX, uma modalidade derivada do motocross clássico, sendo que a organização do “Winter Jam” irá utilizar 800 m3 de terra para realizar o circuito desta prova de forma a proporcionar aos atletas internacionais as condições ideais para efectuarem as suas manobras. Está confirmada a participação do craque norueguês André Villa, vencedor em 2005 e 2006 do campeonato Night of the Jumps, realizado na Alemanha e detentor, no ano passado, do troféu de bronze do World Championships.
O evento também conta com uma demonstração de Dirt Bike, na qual irão participar alguns dos melhores bikers da actualidade, nomeadamente os atletas nacionais Ruy Silva (vencedor do Campeonato Nacional de Dirt Jumping 2006) e Luís Silva (segundo classificado no Campeonato Nacional de Dirt Jumping 2006).
Dois aviões e dez acrobatas irão sobrevoar Gouveia, numa demonstração que desafia as leis da gravidade, dando a possibilidade aos visitantes de efectuaram baptismos de voz, uma vez que poderão habilitar-se a uma viagem nas “máquinas voadoras”.
As festas nocturnas, animadas por conceituados DJ’s reforçam a vertente de animação do “Winter Jam”, prolongando o evento pela noite dentro, aponta a organização.
Na tenda destinada à promoção de produtos alimentares regionais, será possível apreciar a gastronomia típica serrana, assim como adquirir produtos que se encontrarão expostos no certame.

Jornal "A Guarda"

domingo, 16 de setembro de 2007

Ana Borges e Sílvia Rebelo na Selecção Nacional Sub-19

Ana Borges e Sílvia Rebelo, da Fundação D. Laura dos Santos, foram convocadas para os trabalhos da Selecção Nacional Feminina de Sub-19 que, vai realizar o segundo estágio de início de época, nas instalações do INATEL, em Lisboa. As três atletas do distrito da Guarda já haviam participado num primeiro estágio, mais alargado, que decorreu entre os dias 27 e 29 de Agosto, no Complexo Desportivo do Jamor, e que marcou a estreia da nova Seleccionador Nacional, Mónica Jorge. Esse primeiro estágio, …


Governo aumenta benefícios fiscais para as empresas do Interior do País

O Governo vai dobrar os apoios fiscais para as empresas já instaladas ou a criar no Interior do País, com o objectivo de promover “uma discriminação positiva”, anunciou no domingo, 9 de Setembro, na Guarda, o primeiro-ministro, José Sócrates.“Neste momento os benefícios fiscais para as actividades económicas no interior do país são de 5 por cento para as empresas que já existem. Vamos aumentá-los para o dobro, para 10 por cento” e quanto às novas empresas “que neste momento são de dez por cento, vamos aumentá-los para 15 por cento”, revelou José Sócrates,…

Queijo Serra da Estrela em risco de desaparecer

A Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), está preocupada com o futuro do queijo da serra e da ovelha Bordaleira.
Os produtores há já alguns anos que vendem o queijo assim como o leite para as fábricas ao mesmo preço, pelo que começam a não ter rentabilidade para assegurar essa situação por muito tempo face aos aumentos sucessivos dos combustíveis, dos fenos, etc.
O Governo terá que proteger mais a DOP (Denominação de Origem Protegida) e valorizar as ovelhas Bordaleiras Serra da Estrela e da Churra Mondegueira pois só com o leite destas ovelhas é que se pode produzir o queijo mais famoso de Portugal.
A média de cada produtor de ovelhas é actualmente de cerca de 100 cabeças de gado, quando poderia ser de 200 ou 300, se tivessem apoios.
Esta é uma actividade a tempo inteiro, 365 dias por ano e, não existindo incentivos á mesma, tem-se verificado nos últimos anos um abandono da mesma.

Porquê não valorizar o que de bom temos por Portugal?
Porquê dar incentivos aos estrangeiros para investir por cá, se não ajudam quem por cá luta por viver apesar de tudo?

sábado, 15 de setembro de 2007

Museu da Miniatura Automóvel em Gouveia

Um Museu da Miniatura Automóvel vai nascer em Gouveia por iniciativa do Clube Escape Livre e da Câmara Municipal local reunindo a colecção de Fernando Taborda.
O edifício situa-se junto à Câmara Municipal e vai dispor de várias salas e equipamentos e albergar mais de 3000 miniaturas.
Para além da colecção particular de Fernando Taborda o Museu abrirá com uma exposição temporária dedicada aos modelos da Land Rover da responsabilidade de José Almeida, um coleccionador com raízes na região.
A inauguração terá lugar, Sábado, 29 de Setembro de 2007.